webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
11/Dec/2017
Kislev 23, 5778

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Lag Ba'Omer

O que é Lag BaOmer?

Nós somos ordenados pela Torá a contar quarenta e nove dias a partir do segundo dia de Pessach. No quinquagésimo dia, celebramos a festa de Shavuot, que celebra a Entrega da Torá. Este período de 50 dias é chamada de Contagem do Omer. O Omer era uma oferenda de aveia levada ao Templo no dia que começamos a contagem, o segundo dia de Pessach.

Lag BaOmer é o trigésimo terceiro dia da Contagem do Omer. A palavra Lag significa 33, pois é composta pelas letras lamed e guimel, correspondentes aos valores numéricos 30 e 3.

O período do Omer é um tempo de elevada sensibilidade espiritual e crescimento. Quanto mais próximo estamos de Shavuot, maior nossa antecipação para a celebração climática da Entrega de Torá. O evento mais marcante da História Judaica.

Entretando, quanto maior o potencial para o crescimento e construção, maior o potencial para destruição. Conseqüêntemente, nos períodos em que o Povo Judeu não viveu até seu potencial, o período do Omer sempre foi de tragédias.

No tempo de Rabi Akiva, que testemunhou a destruição do Segundo Tempo, e que era o maior Sábio da Torá de sua geração, e que teve vinte e quatro mil discípulos mortos numa epidemia. A causa espiritual por trás da epidemia foi a falta de respeito que havia entre os estudantes. Este triste acontecimento, e outros, aconteceram durante a Contagem do Omer. Como resultado, o Omer se tornou um período de semi-luto, no qual não se fazem festas de casamento, não se faz a barba e nem se corta o cabelo. Mas, como a epidemia foi suspendida no 33o dia - Lag BaOmer - este dia virou uma alegre celebração.

Depois que todos os seus alunos morreram, Rabi Akiva recomeçou a começou a ensinar outros alunos. Um de seus mais brilhantes alunos foi Rabi Shimon Bar Yochai, autor do Zohar. O Zohar, que significa "O Brilho", é a base dos ensinamentos secretos da Torá (Cabalá). Algumas pessoas acendem fogueiras em Lag BaOmer e cantam músicas em honra a Rabi Shimon bar Yochai, que revelou os ensinamentos do Zohar para o mundo em Lag BaOmer.

Fonte: http://www.ohr.edu/