webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
25/Sep/2017
Tishrei 5, 5778

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Pessach

Pessach e Chag HaMatzot - Conceitos

Afikoman

Na antiguidade, sobremesa que se comia após as refeições, proibida em Pessach. Hoje em dia, porção de matzá que se consome depois do jantar do Seder, e que, em muitas famílias, é 'roubada', e devolvida em troca de um resgate, um presente para as crianças da casa, de modo a mantê-las entretidas nesta noite do Seder.

Arba Banim - Os Quatro Filhos

Quatro filhos representam os distintos níveis de compreensão e atitude perante Pessach e o Judaísmo. Na Hagadá, se encontram respostas didáticas para cada um deles.

Arba Kossot

Os quatro copos de vinho bebidos ao longo do Seder.

Arba Kushiot - Má Nishtaná

Quatro perguntas feitas na noite de Seder.

Bedikat Chametz - Busca do Chametz

Busca de chametz, na noite anterior à de Pessach, 'a luz de uma vela'. É uma atividade didática da qual participam alegremente as crianças, procurando restos de pão escondidos pelos pais, e ao mesmo tempo acham sobras de chametz deixadas involuntariamente.

Casher LePessach

Produtos e utensílios ritualmente adequados para ser consumidos durante Pessach, segundo a lei judaica.

Chag HaMatzot - Festa dos Pães ázimos

Festa que começa em 15 de Nissan.

"No primeiro mes, no 14o dia do mês, entre duas luzes, será Pessach para D'us. No 15o dia deste mes, se celebrará a Festa das Matzot, em honra a D'us, durante 7 dias comereis matzá. No primeiro dia, terás uma sagrada reunião [o Seder], e não fará nenhum trabalho servil. Oferecerás durante 7 dias refeições em nome de D'us. No sétimo dia, celebrarás uma reunião sagrada (últma noite de Pessach), e não farás nenhum trabalho servil." (Vaikrá, 23: 5-8)

"Guarde o mês da primavera e celebra o Pessach, em honra a D'us, porque foi no mês da primavera a noite, quando D'us de tirou do Egito... (Devarim 16: 1-10)."

"Durante sete dias comerás matzot; desde o primeiro dia removerás de tua casa o fermento. Todo aquele do Povo de Israel que, do primeiro ao sétimo dia, comer pão fermentado estará pecando contra seu povo. Guarde a festa das Matzot porque neste dia os tirei da Terra do Egito. Guarde este dia de geração em geração, como decreto perpétuo.. Não comerás nada fermentado; em todo lugar donde habitares, comerás pães ázimos. (Shemot 12).

Chametz

Levedura ou fermento. Ritualmente, todo alimento que contém levedura, fermento ou grãos, ou que foram cozidos ou servidor em utensílios cujo uso é proibido em Pessach por esta razão. Muitas famílias possuem louça especial para a festa, e outras utilizam seus utensílios normais, porém, 'limpando-os especialmente', segundo as instruções rabínicas.

Charosset

Mistura de nozes picadas, tamaras, maçãs e vinho, que se come junto com o maror. Simboliza a argila usada para se fazer os tijolos durante a escravidão.

Chol HaMoed

Dias intermediários entre o início e fim das festividades de Pessach e Sucot.

Copo de Eliahu

Copo de vinho que se serve mas não se bebe durante o Seder. Sua origem remonta ao conflito talmúdico sobre a quantidade de copos que se deve ingerir durante o Seder, que se espera ser resolvido pelo profeta Eliahu, que virá anunciar a vinda do Mashiach.

Hagadá

Texto que contém a narração do Exodo do Egito. Baseia-se no ritual que se consagrou a partir do Segunto Templo. Contém fragmentos da Torá, comentários do Midrash, do Talmud, rezas, bençãos, salmos e canções. Lida na primeira noite de Pessach (nos países da Diáspora, na segunda noite também), além de um trecho que se lê no Shabat HaGadol.

Keará

Bandeja ou prato utilizada durante o Seder, para colocar nela:
Zroá (osso);
Charosset (ver item);
Karpas (vegetais);
Beitza (ovo);
Maror (ervas amargas).

Jejum dos Primogênitos - Ta'anit Bechorim

Abstenção da ingestão de alimentos obrigatória aos primogênitos, na véspera de Pessach, relembrando as Dez Pragas. Exceções são aceitas quando o primogênito participa de uma Seudá Mitzvá, que se realiza no término da leitura de um livro do Talmud

Matzá

Pão ázimo, sem fermento. {Ver shemot 12:39}.
O grão utilizado no preparo de matzá é o trigo (ainda que possa ser feito com qualquer das cinco espécies de cereal: trigo, cevada, centeio, aveia ou espelta). Na moagem deve-se evitar a umidade e a fermentação da farinha. Não se agrega sal, ovo nem fermento. O tempo entre é chamado de pão da aflição "lechem oni".

Matzá Shmurá

Matzá supervisionada especialmente desde a colheita e preparada preparada com a 'intenção' de se cumprir o preceito.

Matzá Ashirá

'Matzá enriquecida' com ovos, mel, azeite ou vinho. Não se usa durante o Seder. (Alguns rabinos proibem durante todo o Pessach).

Mechirat Chametz

Venda do Chametz antes de Pessach. A venda se realizá por intermédio de um contrato chamado Shetar Mechir, no qual se transfere a propriedade do chametz da família a um rabino, que venderá o chametz de todos a um não-judeu.

Maot Chitin

Dinheiro que se coleta para ser distribuído aos necessitados para que possam adquirir matzá e alimentos de Pesach.

Pessach

Nas escrituras, é o nome do sacrifício que os filhos de Israel fizeram para elevar sua saída da escravidão no Egito. Se festeja do dia 15 ao 21 de Nissan (na diáspora até o dia 22). É a primeira das festividades da Peregrinação. (Ver Chag HaMatzot].

Pessach Sheni

O segundo Pessach, que relembra um mês do primeiro, e que foi instituído para possiblitar a celebração dos que estavam inabilitados ritualmente na primeira data. Em nossos dias, se recorda comendo um pedaço de matzá e abstendo-se de recitar o Tachanum nas orações do dia.

SEDER

'Ordem' do ritual familiar da primeira noite de Pessach (na Diáspora, também na segunda). No Seder se cumpre o preceito de ensinar às crianças o significado do Êxodo. (Shemot 13:8).

No Seder se come matzá, se relata a Hagadá, se comem ervas amargas (maror), se tomam quatro copos de vinho, etc.

* Kadesh
* R'chatz: ablução das mãos;
* Carpás: consumo de verduras submergidas en agua salada;
* Yachatz: divisão da matzá intermediária para o afikoman;
* Maguid: relato da história, quatro perguntas e narração;
* Rachatz: ablução das mãos anterior à refeição;
* Motzi-Matzá : bençãos sobre a matzá;
* Maror: erva amarga, submergida em charoset;
* Korech: sanduiche de maror;
* Shulchan Orech: 'mesa preparada' jantar festivo;
* Tzafon: come-se o afikoman;
* Barech: canções de graça posteriores à refeição.
* Halel: Salmos;
* Nirtzá: Encerramento do Seder.

Sefirat HaOmer

Contagem do Omer que se inicia a partir da segunda noite de Pessach, e continua até Shavuot. É o laço que reune a celebração da liberdade física com a liberdade espiritual obtida dos Dez Mandamentos.

Shabat HaGadol

O Shabat anterior a Pessach. É chamado assim pelos acontecimentos que aconteceram ao Povo Judeu no sábado anterior a sua saída do Egito. Lê-se uma parte da Hagadá.

Fonte: Central Pedagógica da Agência Judaica para Israel