webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
25/Sep/2017
Tishrei 5, 5778

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Purim

Eventos no Mês de Adar

1o de Adar
Quando o Beit HaMikdash (Templo Sagrado) ainda existia - de 950 a.e.c. a 586 a.e.c. e de 520 a.e.c. a 70 e.c. - meio shekel era recolhido que cada pessoa da nação, homem e mulher, para comprar os sacríficios feitos em prol do público no Templo. O dinheiro coletado também era usado para serviços públicos, incluindo manutenção das estradas, ruas e fontes de água destruídas pelas chuvas de inverno, para preparar a região para o fluxo de peregrinos a Jerusalém em Pessach. Depois da destruição do Templo Sagrado, a coleta de dinheiro continuou 'em memória ao meio shekel'. Hoje, esta doação é recolhida nas sinagogas na véspera de Purim, e os fundos são distrubuídos para organizações de caridade.

2o de Adar
Neste dia, em 1860, a Aliança Israelita Universal - Kol Israel Chaverim ("Todo Povo de Israel é amigo"), a primeira organização internacional judaica moderna foi fundada em Paris.

3o de Adar
Como resultado das eleições de 1949, o primeiro governo do Estado de Israel foi formado neste dia. (Da data que Israel declarou sua independência em 1949 até estas eleições, a nação era governada por um Governo Provisório formado pelos membros da Assembéia dos Eleitos).

7o de Adar
Esta é a data do nascimento e morte de Moshé, o primeiro dos profetas, que lideou o povo no êxodo do Egito. Na Torá, está escrito: "Até este dia, nenhum homem sabe onde ele está enterrado" (Deuteronômio 34:6). Portanto, este dia foi estabelecido como dia em memória aos soldados israelenses mortos e cujos locais de sepultamento não são conhecidos. Neste dia, em 1942, o Struma, um barco trazendo ma'apilim - imigrantes para a Terra de Israel, que desafiavam as quotas estabelecidas pelo Mandato Britânico - afundou no Mar Negro. Cerca de 750 Judeus morreram neste tragédia.

9o de Adar
Neste dia, em 1949 (10 de Março), durante a Guerra da Independência, as Forças de Defesa de Israel capturararam o posto policial de Umm Rashrash, hoje conhecida como Eilat, e fincaram a bandeira de Israel.

11o de Adar
O "Dia de Tel Hai" foi estabelecido em memória a Yossef Trumpeldor e seus colegas de bataha, que caíram defendendo Tel Hai, no norte de Israel, em 1920. Neste dia, Kamel Effendi, o sheik da cidade vizinha e alguns de seus oficiais entraram em Tel Hai. Eles entraram alegando que procuravam por soldados franceses, que tinham leis na Síria e Líbano que não agradavam aos árabes locais. Trumpeldor, líder do assentamento, permitiu sua entrada em Tel Hai. Quando os árabes perceberam que havia poucos defensores estavam ali, capturaram a pistola de um dos membros do assentamento, Dvora Drachler, e mataram-na. Um dos árabes parou na porta do assentamento e chamou beduínos do local para atacarem o assentamento. Trumpeldor, que corria para fechar a porta, recebeu um tiro no abdomen. Ao anoitecer, quando chegou ajuda da vizinha Kfar Guiladi, Trumpeldor já estava próximo da morte. Suas última palavras foram: "Não se preocupem. É bom morrer pelo nosso país." - e estas palavras se tornaram símbolo do heroísmo dos habitantes de Tel Hai. Nos túmulos dos oito que perderam suas vidas em Tel Hai, um monumento representando um leão rugindo, elaborado pelo escultor Melnikov, foi erigido. Todo ano, no dia 11 de Adar, uma cerimônia memorial é realizada neste local. Kiriat Shmona (em hebraico, a 'cidade dos oito'), a maior cidade no norte da Galiléia, foi nomeada em sua homenagem. Graças à desafiadora batalha dos defensores de Tel Hai, o norte da Galiléia foi incluído no Estado de Israel.

13o de Adar
O Jejum de Ester: A véspera de Purim foi designada por um dia de jejum, em memória ao jejum que Ester e todos os Judeus de Shushan fizeram antes que Ester falasse com o rei Achashverosh para cancelar o decreto que mataria todos os Judeus do reino.

14o de Adar
Neste dia, o feriado de Purim é celebrado por toda Israel, com alegria e comemorações.

15o de Adar
Shushan Purim, o dia em que Purim é celebrado nas cidades cercadas por muralhas (cidades cercadas por muralhas desde os tempos de Yehoshua Bin Nun, que entrou com os hebreus na Terra de Israel).

29o de Adar
Neste dia, em 1948, durante a Guerra da Independência, começou a operação Nachson, para abertura da estrada que chegava à Jerusalém.

Fonte: Eitan SP