webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
21/Sep/2017
Tishrei 1, 5778

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Shavuot

Shavuot - TorahMail

Shavuot é também o Yartzeit (data de falecimento) do Rei David, e do Rabino Yisrael Baal Shem Tov, que faleceu em 1760.

O Rei David era um descendente de Ruth e é por isso que lemos o Livro de Ruth em Shavuot. Esse livro relata a maravilhosa história da tataravó do Rei David, que se converteu ao Judaísmo.

Ruth não se converteu de modo a ter ganhos materiais. De fato, ela renunciou toda a tranqüilidade e segurança por uma vida de pobreza; de modo a se juntar com sua sogra, Naomi, e com o povo de Israel.

Além disso, a história de Ruth nos ensina uma lição relacionada a Shavuot: não devemos estudar a Torá e cumprir as Mitzvot para ter ganhos pessoais. Como Ruth, devemos nos sentir afortunados por termos sido escolhidos por D'us que nos confiou Sua Torá e Mitzvot e fazer o possível para cumprir Seus mandamentos, sem pensar nos esforços pessoais e despesas envolvidas.

O Talmud nos conta que o Rei David tinha uma harpa pendurada sobre a sua cama. Exatamente à meia-noite, o vento passava pelas cordas e a música o acordava. Então o Rei David cantava odes a D'us e estudava Torá até o nascer do dia. Só então ele começava a cuidar dos assuntos de governo.

O Rei David criou uma regra, que ainda vigora hoje, que cada judeu deve recitar 100 bençãos por dia. O Rei David escreveu o livro dos Salmos (Tehilim). Ele contém rezas e cantos que o Rei David ofereceu para D'us. Judeus do mundo inteiro sempre recorreram ao livro de Salmos em busca de soluções para seus problemas e quando precisavam de ajuda Divina.

O Rei David queria construir o Beth Hamikdash (Tempo Sagrado) em Jerusalém. No entanto, D'us disse a ele que o Beth Hamikdash deveria trazer Shalom (paz), e ele tinha lutado muitas guerras. "Portanto, seu filho, Salomão, (nome com a mesma raiz de "Shalom"), cujo reinado seria marcado pela paz, seria o construtor do Templo."

O Rei David morreu com setenta anos de idade. Nossos sábios dizem que ele, originalmente, era destinado a morrer assim que nascesse. No entanto, quando Adão "viu" uma alma tão especial, ele deu a David setenta anos de presente, e em conseqüência, Adão viveu 930 anos em vez de 1000 anos. David morreu num Shabat de tarde, na festa de Shavuot. David foi Rei por quarenta anos.

Mashiach é um descendente de David. Com a chegada de Mashiach, pela qual rezamos todos os dias e que seja em breve em nossos dias, o reinado de David será restabelecido. Só que dessa vez será eterno. Amén.

Fonte: TorahMail