webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
23/Sep/2017
Tishrei 3, 5778

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Tu BiShvat

Árvores em Israel

Milhares de Espécies

Não é necessário ser nenhum expert em botânica para apreciar a vasta variedade da flora em Eretz Israel. Há cerca de 3.000 diferentes espécies de plantas em Israel, das quais cerca de 150 são exclusivas desta terra. E tudo isso numa estreita faixa de terra com não mais que 70km. O que justifica toda esta variedade de plantas em Israel?

Encontro de Continentes

A Terra de Israel fica na junção de três continentes - Europa, Ásia e África. Esta localização geográfica justifica tamanha variedade da flora israelense. Plantas de diferentes locais do mundo podem ser encontradas em Israel, desde a América até a Sibéria.

Devido a variedade climática de Israel, incluindo climas desértico, subtropical e mediterrâneo, plantas de diversas regiões do mundo podem se adaptar facilmente a este habitat. É interessante notar que algumas frutas consideradas típicas da região ficaram conhecidas como cartão de visita do país, como as laranjas de Iafo, trazida para Israel pelos chineses, no século XVI. Entre as árvores, o eucalipto e a casuarina vieram da Índia.

Árvores Antigas

Apesar de as descrições bíblicas de densas florestas na Terra de Israel deixarem muito a imaginar, a presença de árvores altas que sobreviveram à devastação são testemunhas de um período muito antigo no qual a terra era realmente florestada. Seguramente a região norte do país já foi totalmente coberta por árvores, algumas das quais têm hoje centenas de anos, troncos massivos e copas enormes.

Árvores Bíblicas

Palmeiras (alon) e terubins (elá) estão entre as árvores mais comumente mencionadas na Bíblia nas passagens de eventos históricos. Outras incluem as tamareiras ("... e Avraham plantou uma tamareira em Beer Sheva..."), e outras.