webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
25/Sep/2017
Tishrei 5, 5778

Sign in with Facebook

Ciclo de Vida

Bar / Bat Mitzva

Bar Mitzva - Definição

O jovem judeu ao atingir a idade de 13 anos, contados pelo calendário hebraico, converte-se em Bar-Mitzvá. Pela tradução literal "sujeito ao mandamento", isto é, deve participar e praticar todos os 613 mandamentos divinos, sendo ele mesmo responsável por todos os seus atos. Até o momento de tornar-se Bar Mitzvá cabe ao pai ou tutor toda a responsabilidade dos atos bons ou maus praticados pelo seu filho. A partir deste momento a responsabilidade é exclusivamente do jovem que agora passa a integrar a comunidade como um adulto, no sentido do cumprimento das Mitzvot (Mandamentos).

Esses 613 mandamentos fundamentais representam a estrutura de toda a moral judaica. Estabelece normas de conduta em todos os momentos da vida do homem, quer nas suas relações com os seus semelhantes, quer nas suas relações com o Todo-Poderoso. Ao lado desta responsabilidade moral, adquire o Bar Mitzvá o privilégio do Minyan. O jovem passa a ser um membro do grupo de dez homens, número este que a lei judaica exige como mínimo para a realização de qualquer ato religioso de caráter público.

O costume do Bar Mitzvá data do século XVI. A Torá não o menciona. O Talmud apenas faz alusão ao fato de os jovens, a partir dos treze anos, começarem a transformar-se em homens adultos, não estabelecendo, porém, normas nem a idade exata para o acontecimento. A primeira referência escrita sobre a sua celebração encontra-se no Código Religioso de Ética, Moral e Conduta Humanas chamado Shulchan Aruch, compilado em meados do séc. XVI, por Yosef Karo.

Durante os meses que antecedem essa data importante, o jovem aprende as noções fundamentais da história e das tradições judaicas, as orações e costumes do povo, estudando os princípios que regem a fé judaica. No dia a cerimônia, o jovem coloca os Tefilin e recita um trecho da Torá, com a melodia tradicional apropriada. A cerimônia religiosa é seguida de uma reunião festiva que é oferecida pela família do Bar Mitzvá aos parentes e amigos.