webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
11/Dec/2017
Kislev 23, 5778

Sign in with Facebook

Ciclo de Vida

Brit Milá

Brit Milá - A Circuncisão

Origens:

Está escrito na Torá (Gênesis 17)... Avram tinha 99 anos quando D'us lhe disse: Dirija-se a Mim e disse...

... E farei um pacto entre você e Eu, e te multiplicarei... e serás pai de nações... e não te chamarás Avram, mas sim Avraham... e reis descenderão de ti... e manterei Meu pacto com todos os seus descendentes eternamante, de eu ser o Eterno, o Todo Poderoso... e entregarei a seus descendentes toda a Terra de Canaan... e você e seus descendentes manterão o Meu pacto para sempre... Este será o Meu pacto, circuncidarão a todo macho de tua descendência... e este será o sinal do pacto entre Eu e suas gerações... aos 8 dias de vida se circuncidarão... e estará Meu pacto gravado en seus corpos... e o que não for circuncidado será apartado de seu povo por profanar o Meu pacto...

Podemos comprender claramente pelo que está escrito na Torá, embora cada parágrafo tenha sua própria e extensa explicação, como surge a Mitzvá do Brit Milá, como preceito Divino e quão trascendente é sua magnitude.

Definição:

Brit significa pacto e Milá, cortar ou retirar.

Justamente, Brit Milá é o pacto que consiste em cortar e/ou retirar o prepúcio que cobre a extremidade do pênis, órgão reprodutor masculino. Também denomina-se Pacto de Avraham Avinu pois foi ele o primeiro homem que o realizou, e como tal, e dentro destas duas denominações, incluem-se todas as leis correspondentes a sua realização.

Não é simplesmenete uma operação física, mas também contém um profundo e valioso sentido religioso, pois se está selando o nome de D'us no dito órgão.

É o sinal do pacto que realizou D'us com o Patriarca Avraham e sua descendência de ser o povo eleito espiritualmente para a eternidade, como mérito por ter sido o primeiro homem que promulgou a crença no único D'us existente: o monoteísmo.

Importância: Reflexões Talmúdicas baseadas nas Sagradas Escrituras

É uma Mitzvá tão importante cujo valor está equiparado a todas as Mitzvot juntas. Compreende 13 pactos. Considera-se que o circuncidado está realizando a Mitzvá a cada instante de sua vida e não somente no momento em que foi realizada.

Se não fosse pelo Brit, D'us não teria criado o mundo e o Universo não se manteria. Com esta mitzvá Avraham foi considerado perfeito.

A herança da Terra Prometida, Eretz Israel depende do Brit. [1]

Não se perdoa a Moisés ter atrasado em realiza-lá em seu filho, ainda que por pouco tempo. [2]

É mais importante que o Shabat em alguns aspectos, e por isso quando o bebê completa seus 8 dias no Shabat, ou qualquer outro dia festivo, deve ser circuncidado caso tenha condições para tal.

Um garoto não entra na contagem das gerações sem Brit Milá.

Por ter Avraham se circuncidado no dia em que posteriormente seria Iom Kipur, aquele dia ficou marcado com o Dia do Perdão para todas as gerações por tal mérito, entre outros motivos.

É uma Mitzvá tão querida que o que a realiza e guarda como se deve será protegido pelo Patriarca Avraham em sua partida desde mundo, para ser beneficiado ao entrar no Mundo Vindouro das almas. Ainda que o Povo de Israel não pratique boas ações, será redimido pelo mérito do Brit.

É o único intermédio para chegar à perfeição material e espiritual. É uma condição indispensável para poder estudar e compreender a profundidade da Torá.

A obrigação desta Mitzvá cabe ao pai até que o garoto atinja os 13 anos, a partir de quando o novo jovem é considerado pela nossa Torá como maior de idade, e portanto responsável de seu próprio Brit subsequentemente.

Segundo o Zohar, o ser humano possui naturalmente uma série de prepúcios ou coberturas consideradas inibições, que não o permitem penetrar no campo espiritual, e por isso, ao circuncidar-se corretamente, simultaneamente o faz com o prepúcio de seus ouvidos, língua e coração, com o que é possível lograr maior claridade e profundidade no plano Divino.

Aquele que profana o Brit Milá em qualquer uma de suas formas não tem parte ou lugar no Mundo Vindouro.

Fonte: Beit Chabad Argentina